quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O escambo como incentivo ao desapego



Todos os meses o Ecoetrix organiza uma Feira de Arte Solidária na Praça do ET. Uma oportunidade para a cultura do consumo responsável

Malabarista ficou encarregado de divertir a criançada
Uma nova oportunidade para deixar de lado o consumismo e fazer circular a chamada “riqueza morta”. Essa temática foi reforçada mais uma vez com a Feira de Arte Solidária realizada no sábado passado (22) em Varginha. A proposta é incentivar a economia solidária e estimular o desapego. “Aquele bem ou utensílio que fica em casa ocupando espaço e pode ter serventia para outra pessoa é sempre bem vindo. Isso é o que chamamos de riqueza morta: tudo aquilo que a pessoa possui e não usa mais”, explica Marilaine Rabelo, coordenadora do Ecoetrix Parquescola.
 

Trocas e doações: Espaço para uma economia mais solidária 






A Feira acontece sempre uma vez por mês, sempre aos sábados das 9 às 13h, na Praça do ET. Quem circula pelo espaço é estimulado pela equipe do Parquescola a praticar o escambo, trocando algo que não lhe serve mais por algo que não serve mais para outra pessoa. Vale para livros, roupas, sapatos, CDs, DVD, bijuterias, mobiliário, qualquer coisa.

A dinâmica do evento é simples, como explica MarilaineRabelo: “todos podem vir e trocar. Não tem segredo nenhum, é só trazer para nós algo que você não usa mais e está em boas condições que orientaremos todo o processo para que a troca seja realizada”. E quem quiser, pode só fazer doações. “A pessoa pode doar os objetos que não quer mais e, se não se interessar por nada exposto naquela edição, ganha um vale para trocar por objetos em outras edições da feira. O fundamental é participar”, corrobora a coordenadora.


Oficinas de leitura e dobradura fizeram parte do evento
Para animar o evento, o Parquescola sempre convida artistas a se apresentarem. No último sábado quem esteve na feira tocando MPB de primeira foi a banda de Lavras Senzala Groove, e a Bryan’s Band. A criançada também curte: na praça são instalados brinquedos diversos, e apresentações circenses – sábado passado houve malabares, além de oficinas de dobradura e de leitura.

Projeto aprovado

Espaço aberto ao publico facilita acesso à feira
Ótima banda de Lavras 'Senzala Groove' trouxe o melhor da MPB para o centro de Varginha
O projeto da Feira de Arte Solidária foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a CulturaÉ promovido pelo EcoetrixParquescola com o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha, da Fundação Cultural, do Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Autotrans. Mais informações sobre agenda e trabalhos do Ecoetrix pelo telefone (35) 3221-9537, ou na sede do grupo, que fica na Rua Domingos Pereira Braga, 75, centro de Varginha.



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário