ECONOMIA SOLIDÁRIA

Economia Solidária é um meio de transformação da realidade social e econômica que estimula a troca de produtos e serviços entre os membros de uma comunidade. Produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem explorar os outros, preservando o meio ambiente. Com todos pensando no bem comum, estabelecendo laços de solidariedade entre amigos, familiares e vizinhos. Economia Solidária é isso: unir esforços para alcançar objetivos partilhados por todos, através da cooperação evitando a competição. Todos decidem. Uma teia de pequenos atos e gestos que fortalecem toda comunidade.



segunda-feira, 2 de março de 2015

Propague a economia do amor

    Uma forma de integração artístico-cultural tendo como principal pilar a Economia Solidária. De junho a dezembro foram oito edições e mais de mil pessoas beneficiadas pela 'Feira de Arte Solidária'. Assista ao trailer e aguarde as edições de 2015. 



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Economia solidária ganha força na região


Em Três Pontas a população foi receptiva à nova forma
de negociar
No último bimestre do ano a economia solidária foi destaque. Novembro e dezembro registraram um aumento significativo de eventos relacionados à prática do escambo. Em novembro quatro cidades da região tiveram contato com a economia solidária. Além de Varginha, que tradicionalmente já recebe a ‘Feira de Arte Solidária’, as populações de Eloi Mendes, Três Corações, Três Pontas e São Tomé das Letras também foram incentivadas à pratica.

O horário alternativo em Varginha trouxe
 um publico variado para o evento
A Feira de Arte Solidária, uma iniciativa do Ecoetrix Parquescola, é uma oportunidade para que as pessoas sejam apresentadas ao conceito de economia solidária, onde dinheiro não entra – vale trocar objetos e serviços. As feiras de novembro foram realizadas graças a uma parceria com os alunos do curso de Administração da Faceca.Em novembro foram realizadas edições da Feira em Varginha, Elói Mendes, Três Pontas e Três Corações. Já em dezembro, aconteceram em Varginha e em São Tomé das Letras.

Durante todo o ano a Feira de Arte Solidária também
proporcionou música de qualidade no centro
Em Varginha, a última Feira de Solidariedade do ano aconteceu no dia 6 em horário diferente, das 16h às 20h. Já no dia 14 foi a vez da população de São Tomé das Letras apoiar a festa da sustentabilidade na Feira de Trocas local organizada em parceria pelas ONGS Circo da Criança,Viva Criança e Brilho de Luz. O evento foi apoiado pelo Ecoetrix e por outras entidades do município.

Para a coordenadora do Ecoetrix Marilaine Rabelo, há uma aceitação cada vez maior do conceito de economia solidária na região, o que pode ser verificado durante as Feiras. “A primeira experiência que tivemos com as trocas foi em 2013 de forma tímida. Já em 2014a economia solidária ganhou força, as feiras tiveram maior volume e se tornaram referência. Isso é gratificante e esperamos que no próximo ano o trabalho continue nessa onda crescente”, avalia. O Ecoetrix apoiado pela Associação Oficina do Ser realiza a ‘Feira de Arte Solidária’ mensalmente.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Praça do E.T recebe feira de trocas

Divulgar e incentivar a prática de novos hábitos de consumo. Essa é a proposta da feira organizada pelo Parquescola.

Quem passar pela Praça do E.T na manhã deste sábado (23), vai se deparar com uma nova proposta de economia. De modo criativo e sustentável todos terão a oportunidade de trocar utensílios domésticos, roupas e outros objetos, que não usam mais, por algo diferente. Uma forma de reutilização de itens de consumo, onde o que não serve para uma pessoa pode servir para outra. Essa é a proposta da IV Feira de Trocas organizada pelo Parquescola em Varginha. A atividade desperta uma forma de economia criativa que se baseia na solidariedade, desenvolvimento sustentável e no respeito à natureza. O evento acontece neste sábado (23), a partir das 9h na Praça do E.T. As trocas são abertas ao público em geral é só chegar, passar por uma rápida triagem, e participar. Quem for à  praça ainda poderá participar de outros eventos ecológicos e conferir apresentações musicais.

Quarta Edição

Essa é a quarta edição da ‘Feira de Trocas’ organizada pelo Parquescola, que realiza um trabalho de despertar na sociedade. O movimento se baseia na conscientização para novos hábitos sustentáveis.  A coordenadora Marilaine Rabelo ressalta o propósito do evento que, “além de fazer um bem para o planeta, pois diminuímos a extração natural. Também estimulamos uma nova cultura, que não seja atrelada ao lado financeiro, fazendo com que a energia parada nesses objetos volte a circular, com a prática do desapego.”Além da feira outras atividades também são realizadas pela associação: mostra de teatro, saraus, oficinas de biotinta (tinta de terra), horta vertical e reciclagem. Mais informações trabalhos do grupo pelo telefone (35) 3221-9537, ou na Rua Domingos Pereira Braga, 75, Centro. O trabalho do Parquescola também pode ser conferido no blog: http://ecoetrix.blogspot.com



Primeira feira de Trocas-Economia Solidária


Trocando os Paradigmas - 1ª Feira de Trocas Ecoetrix Parquescola em Varginha

26 de agosto de 2013 descortina de vez o horizonte da Economia Solidária em Varginha. O Ecoetrix Parquescola, depois de promover encontros, palestras e debates acerca do tema, realizou neste dia sua 1ª Feira de Trocas. A coordenadora do evento, Marilaine Rabelo, afirma que as expectativas eram as mínimas possíveis, posto que ao se tratar de uma experiência nova na cidade não havia como traçar um prognóstico a respeito da participação das pessoas. "Vimos nosso empenho recompensado a cada nova troca realizada, através da cara de satisfação de quem trocava", disse. "Somos  gratos a todos que participaram direta ou indiretamente, provando que um grupo de pessoas determinadas em alcançar um objetivo comum fica forte", concluiu.
A feira ocorreu dentro da agenda de ações em prol da sustentabilidade que o Ecoetrix busca desenvolver. A proposta de estimular e incentivar uma nova cultura de consumo, oportunizando as pessoas novos meios de se relacionar com seus utensílios foi bem aceita tanto por quem, sabendo que a feira ocorreria, foi até lá disposto a realizar suas trocas, quanto por quem ocasionalmente passou pela praça e se inteirou do que estava acontecendo. O adolescente João Azevedo (16 anos),  que trabalhou na organização da feira disse ter ficado surpreso com tudo, "teve gente que se prestou a ir em sua casa buscar algo para não perder a chance de participar, isso foi muito legal de ver", disse o mesmo, empolgado com os resultados.
A acessibilidade ficou garantida no evento, que aconteceu em uma das praças de maior visibilidade e fluxo de pessoas do centro da cidade, a praça do ET. As percepções geradas por esta experiência servirão como aprendizagens para a produção de eventos cada vez mais envolventes e engajados na causa de estabelecer em Varginha a política popular e pública da Economia Solidária. Neste sentido, lembra o inspirador, 
orientador e incentivador da Economia Solidária no Ecoetrix Parquescola, Marcos Arruda, que no marco do Consumo Consciente:


                  REDUZIR MINHAS NECESSIDADES E O CONSUMO DE BENS MATERIAIS. Ao mesmo tempo, aumentar sempre mais a produção e o consumo de BENS IMATERIAIS: comunicação, beleza, ética, arte, afeto, amorosidade... (2) Valorizar as trocas via escambo. (3) Incentivar a criação de moedas sociais, complementares e alternativas ao real, para intermediar as trocas sem multiplicar-se sozinhas (como faz o sistema monetário capitalista). (4) Assim, estimular o sentimento de empoderamento da comunidade que participa, visando chegar ao planejamento participativo do desenvolvimento integral da comunidade. (5) Total transparência dos fluxos econômicos, publicando os custos e as margens de excedente adotadas por cada pessoa ou entidade que vende bens ou serviços. (6) Adotar o cálculo do CUSTO TOTAL, que inclui os custos econômicos, sociais e ambientais da produção de qualquer bem. (7) Adotar um sistema de indicadores do desenvolvimento autogestionário da comunidade que inclua todos os campos da vida que fazem parte do bem viver de cada pessoa, família e da comunidade como um todo.
O trabalho segue, desde já, contando sempre com os parceiros e apoiados que estiveram presentes na 1ª Feira: Organização do Festival Nacional da Canção - FENAC, Colégio Marista de Varginha e especialmente os colaboradores voluntários do Ecoetrix Parquescola.

Uma cultura sustentável começa com a gente.

Texto-Wender Reis
Fotos-Júlia  Továr


FEIRA DE ARTE SOLIDÁRIA 

Uma feira livre realizada 1 vez por mês no centro de São Thomé, promovendo atividades de valorização, difusão, exposição e reunião de representações artísticas e culturais dentro da dinâmica de uma feira de trocas. Trocas solidárias. Barracas educativas expondo e apresentando atividades sustentáveis, com propostas simples e domésticas, de fácil implementação na vida cotidiana das pessoas. A celebração da relação com o outro na sinergia da troca. 

Primeira Feira de Troca em Varginha-
Ação de sustentabilidade do Parquescola Ecoetrix

Produtos que foram disponibilizados na feira de troca , e a presença da TV Alterosa que fez uma
reportagem sobre o evento.





       















Nenhum comentário:

Postar um comentário