quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Consumo responsável para todas as idades



Reeducar. Esse foi o conceito trabalhado pelo EcoetrixParquescola junto a um público de cerca de 100 pessoas formado por adolescentes (15-16 anos) e pessoas da melhor idade. A convite do Ecoetrix, a especialista em Meio Ambiente Roberta Almeida proferiu uma palestra com o tema “Resíduos Sólidos e seus R's” na ultima sexta-feira (14).

Os grupos assistidos respectivamente pelo Propac (Programa Profissionalizante Adolescente Consciente) e pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) se reuniram no auditório do Propac II. Durante a palestra os presentes foram convidados a refletir sobre a importância dos 5 R’s: Reciclar, Repensar, Reutilizar, Reduzir e Recusar.

Descobrindo os R s 

Reciclar materiais. O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho.

Repensar os hábitos de consumo e descarte. Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado.

Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar. Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens. 
Reduzir o consumo desnecessário. Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais.

Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde. Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia.

Para a coordenadora do Ecoetrix Marilaine Rabelo, o trabalho de conscientização deve ser constante. “Investimos na formação de agentes transformadores, pois uma pessoa que é reeducada a agir
corretamente tem a capacidade de incentivar a mudança de hábitos nas pessoas com quem convive”, explica.  A palestra teve apoio da Fundação Aprender e da Associação Oficina do Ser.  Mais informações sobre o trabalho realizado pela entidade podem ser obtidas nos seguintes links: www.fundacaoaprender.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário