sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

Jovens entre 15 e 17 anos se interessaram pelo tema
Debate no Propac

Negligência como combustível para violência é tema de debate no Propac

             Provocar um debate saudável e chamar a atenção dos jovens para um tema bem pertinente. Com esse intuito, o presidente da Associação Oficina do Ser, Wender Reis, esteve no Propac (Programa Profissionalizante Adolescente Consciente) nesta sexta-feira (28). Reis convidou os adolescentes a formarem um circulo e expôs o tema: “Violência: o mau que se tornou adjetivo”.

A intenção do mediador foi fazer os adolescentes refletirem




Com a participação dos estudantes vários exemplos sobre como a mídia e a sociedade tratam o assunto foram discutidos. Para o mediador, a forma distorcida com que o tema é tratado acaba tendo graves conseqüências. “O vilão é tratado como um personagem interessante, assim as pessoas tendem a simpatizar e até torcer por ele. Os programas sensacionalistas ganham audiência e o suspeito de um crime ganha um destaque exagerado. Isso provoca várias consequências”, revela Reis.
A atividade fez parte da '2°Semana Interna de Prevenção dos
Acidentes de Trabalho' do Propac
A intenção do mediador com o debate foi mostrar que o fato de negligenciarmos a própria violência que existe em nós faz com que ela seja externada de formas bizarras. “As pessoas gostam de observar e compartilhar vídeos de brigas, espancamentos e outras formas de brutalidade nas redes sociais”, comenta.
“Só o fato de desligar a TV quando um programa sensacionalista começar já é uma forma de quebrar essa corrente”, reforçou um participante do debate. Na opinião da professora Fernanda Mesquita, assuntos polêmicos e cotidianos precisam ser tratados com os jovens: “temos que insistir em temas para fazer os jovens pensarem, a conscientização é muito importante no processo de formação desses jovens”.

A atividade fez parte da programação da 2ª Semana Interna de Prevenção dos Acidentes de Trabalho. Algumas das atividades realizadas durante a semana foram coordenadas pela Associação Oficina do Ser e pelo Ecoetrix Parquescola. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário