quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ESCOLA ORGÂNICA


José Pacheco e Marcos Arruda falam sobre novo modelo de educação

Renomados educadores participaram de seminário no Sul de Minas em apoio à proposta do Ecoetrix para a formação de comunidades de aprendizagem

Para propor uma ação pioneira na região, o Ecoetrix Parquescola realizou no último dia 21 o 1° Seminário de Educação Orgânica. O encontro foi a oportunidade para educadores regionais reunirem-se com os renomados professores José Pacheco e Marcos Arruda.  Em Seminário no auditório do UNIS (Centro Universitário do Sul de Minas) em Varginha, tanto Arruda quanto Pacheco reforçaram a necessidade de renovação pela qual deve passar o atual sistema educacional.

Arruda apontou o comodismo como causa do problema, “todo mundo está acostumado com o sistema atual de ensino, tudo o que nos é ‘vendido’ acaba sendo natural. Esse paradigma deve ser quebrado para podermos sair dessa normalidade doentia.”, propõe. Para o professor José Pacheco a solução é educar de forma contemporânea, “não podemos promover um modelo de escola do século XIX, estamos no século XXI e temos que mediar o conhecimento dessa forma. Não adianta ensinar todos como se fosse um só, cada pessoa possui uma individualidade e o professor deve se tornar mediador para que esse indivíduo obtenha o conhecimento”,convence.
A proposta motivou a educadora Camila Azarias, “foram muito importantes esses conselhos do Professor Pacheco. Senti-me motivada a continuar na profissão de educadora.”. Para o participante Thiago Marques, a necessidade de inovar é mesmo uma realidade, “acho excelente essa iniciativa do Ecoetrix. A sociedade necessita de novas ideias e motivação para transformar.”, encerra.

Comunidade de aprendizagem


Antes do término do evento Pacheco reforçou a importância da comunidade de aprendizagem, “comunidade de aprendizagem significa ligar a escola à comunidade para assim o aprendizado acontecer constantemente, pois tudo está interligado.”, conclui. O 1°Seminário de Educação Orgânica foi o pontapé inicial para articular a implantação das comunidades de aprendizagem e motivação da educação colaborativa na região. Na ocasião foi lançado pelo Ecoetrix o projeto ‘Escola Orgânica’ em Varginha. De acordo com a coordenadora do Ecoetrix, Marilaine Rabelo, a intenção é “articular um grupo e realizar novos debates para que possamos aos poucos concretizar esse objetivo.”, revela. Mais informações sobre o projeto ‘Escola Orgânica’ podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3221-9537. O Ecoettrix fica na Rua Domingos Pereira Braga, 75, Centro de Varginha. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário