terça-feira, 28 de outubro de 2014

Educar de forma divertida é possível

Atividade realizada na comunidade rural da Batinga em São Tomé das Letras desenvolve consciência ambiental em crianças e adolescentes

São Tomé das Letras- Uma quente tarde de sexta-feira e aproximadamente 40 crianças e adolescentes cheios de energia e disposição. Essa mistura encontrada na comunidade rural da Batinga, em São Tomé das Letras, no ultimo dia 17 mostrou que bem canalizada é capaz de render bons frutos em prol da educação.
Ao invés de serem fechados em uma sala de aula, quadrada e abafada, os menores foram levados para aprender de forma lúdica. Um grande campo de futebol acolheu as crianças e serviu de cenário para as brincadeiras. Conduzidos pelo educador André Luiz Soares, mais conhecido como ‘Tio Largatixa’ os jovens tiveram várias lições sobre conscientização ambiental, “coloquei a galerinha para recolher o lixo espalhado em torno do campo. Com brincadeiras recreativas eles aprenderam a reciclar, a não jogar lixo no chão e a preservar a natureza.”, revela o animado ‘Tio Largatixa’.

União de forças em prol da educação

Aos doze anos os gêmeos Jânio e Janil sonham com o sucesso
cantando sertanejo 
A iniciativa viabilizada graças a parceria entre o Ecoetrix, o CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) de São Tomé das Letras e a Associação Oficina do Ser foi aprovada pelos estudantes. O menino Marcos Henrique, 10 anos, gostaria que a ‘aula’ se repetisse, “gostei de todas as brincadeiras. Essa tarde foi muito boa, quero momentos desses mais vezes.”. A opinião é partilhada pelo pré-adolescente Jânio Araujo, 12 anos, “foi a primeira vez que vim brincar aqui na Batinga e gostei muito.”, conta. Cheio de sonhos o jovem Jânio revela que junto com seu irmão gêmeo Janil, forma uma dupla sertaneja, cheio de sonhos e entre uma canção e outra o jovem conta que mais crianças deveriam ter acesso a esse tipo de aprendizagem, “acho que essas aulas divertidas tinham que ser levadas para todas as crianças do Brasil.”, propõe.

Proposta aprovada


As atividades, realizadas no dia foram elogiadas pela orientadora social do CRAS Luciane Ribeiro, “essa parceria com o Ecoetrix foi excelente. Mudou a rotina das crianças, trouxe novos saberes nesse processo constante de aprendizado.” Ribeiro conta que trabalha na comunidade da Batinga em um horário extraclasse, com cerca de 50 crianças e adolescentes. “Procuramos manter esses jovens em constante aprendizado, levando até eles diversas atividades.” Durante esse processo a suporte psicológico é de extrema importância. A psicóloga Marília Megale, que também acompanha as crianças acredita que o trabalho desenvolvido pelo Ecoetrix colabora e muito na formação desses  indivíduos, “atividades como a realizada nesta tarde ajudam na concentração dessas crianças, que geralmente são muito dispersas. Elas  aprendem a se relacionar, dialogar e se concentrar.”, encerra.

Confira abaixo algumas imagens do 'Tio Largatixa' com as crianças nesse dia de festa na             Batinga.



 


Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário