sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Parquescola: A construção do sonho em São Tomé das Letras


Banheiros foram feitos pensando na futura escola
Sonhar é fundamental. Mas o que seriam dos sonhos se não existissem pessoas dispostas a trabalhar para que os mesmos sejam concretizados.  Com essa dobradinha sonho/trabalho algumas obras ganham forma na segunda semana da reconstrução do parquescola em São Tomé das Letras. Entre os dias 26 e 30 de janeiro o trabalho foi intenso. 
A equipe coordenada pelo bioarquiteto Gugu Costa e encabeçada pelo bioconstrutor Sebastião Martins deixou praticamente pronta a cobertura dos banheiros, toda feita com a técnica do ferrocimento.  A turma não parou por ai. Ergueram e fizeram a base da geodésica que vai abrigar a sala de música e ainda revestiram as colunas de onde será a futura cozinha.

Comunidade engajada

Mão de obra local é valorizada na construção do parquescola
Um dos fatores que chama a atenção no projeto é a valorização da mão de obra local. Para Seba Martins, parceiro e co-criador do parquescola, vivenciar e fazer parte de todo esse processo é uma enorme satisfação, “todo esse movimento: o trabalho com uma equipe compromissada numa ‘pegada’ legal tem sido motivador.”, conta. Para Martins o fato de morar na montanha, “e ter um parque desses sendo erguido praticamente na porta da minha casa e com a minha ajuda me motiva ainda mais.”, comemora. O bioconstrutor ainda revela que o andamento das obras está seguindo conforme o planejado, “temos um cronograma a cumprir e acredito que nos próximos meses esse parque maravilhoso vai receber visitantes e em breve tornar uma escola que beneficiara toda a comunidade.”,  encerra.

Aos poucos a paisagem do local ganha novos contornos
Outro morador da comunidade que exalta o fato ajudar na construção é Tales Vaz.  O jovem revela que além de aprender algo novo, acredita nos benefícios que o parque trará para os moradores da região, “é fantástico essa integração com a comunidade já que o parquescola vai beneficiar todos nós. Eu mesmo já estou sendo beneficiado pois aqui aprendi muito sobre Bioconstrução e no futuro, quando o parque for uma escola pretendo trazer minha filha para estudar aqui.”, espera.





Durante as próximas semanas muito trabalho ainda será feito 
As obras no Parque Educacional idealizado pelo Ecoetrix vão prosseguir na próxima semana. Todo o processo de construção tem sido realizado graças ao êxito obtido pelo Ecoetrix em um financiamento coletivo realizado pela internet. A Escola Orgânica que o local irá abrigar será instituída em parceria com a Associação Oficina do Ser. Mais informações sobre o trabalho e como auxiliar no processo podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3221-9537.


Cronograma das obras prevê a construção
da cobertura ilustrada na imagem ao lado  

Nenhum comentário:

Postar um comentário