terça-feira, 1 de julho de 2014

SEMEANDO UM MUNDO MELHOR


Ecoetrix movimenta Montanha do Canta Galo com projeto ‘Vizinho Solidário’
São Tomé das Letras- A última sexta-feira (27) marcou o pontapé inicial de mais uma iniciativa do Ecoetrix Parquescola. Por volta das 9h na montanha do Canta Galo aconteceu o primeiro encontro do projeto ‘Vizinho Solidário’. A reunião foi realizada na casa da artesã Hitta Carvalho e contou com a presença de seu esposo Tales Vaz e de alguns moradores do local. Várias experiências foram trocadas durante as atividades. Foram coletadas pedras na cachoeira que serviram para fazer o revestimento de uma parede na casa. Os participantes ainda realizaram uma oficina de arte mosaico, trocaram sementes e experiências sobre agricultura orgânica. Segundo Max Tovar, idealizadora do Ecoetrix, o ‘Vizinho Solidário’, tem como objetivo promover uma nova forma de economia. “Incentivamos uma economia mais solidária, baseada nas relações interpessoais, na soma de corações e na troca de saberes.” O aprendizado foi intenso, conforme revela Sandra Ferreira, integrante do projeto, “tivemos um dia agradável, divertido e produtivo.” Sandra ressalta que a partir de agora os encontros devem acontecer quinzenalmente. “vamos ajudar nossos vizinhos em atividades que demorariam dias para serem realizadas, isso mostra que quando estamos unidos tudo fica mais leve e prazeroso.” Ações como essa fazem parte do trabalho de conscientização desenvolvido pelo Ecoetrix. “Trabalhamos com o coração, foi muito bom ativar a consciência de que todos somos um e podemos nos desenvolver mutuamente.”, relata Tovar.

Colhendo frutos

Uma surpresa gratificante durante o encontro ‘Vizinho Solidário’, foi à revelação da artesã Hitta Carvalho, beneficiada pelo projeto. Durante o dia a artesã compartilhou com todos o quanto foi importante ter participado de outro projeto realizado pelo Ecoetrix. “No ultimo ano fui aluna do ‘Costurarte’ e esse aprendizado fez muita diferença em minha vida. Hoje tenho uma fonte de renda, consegui me estabilizar e descobri como sustentar minha arte com meu talento. Isso me deixa muito feliz.”, comemora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário