quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ecoetrix participa de debate sobre coleta seletiva em Varginha


Varginha deu o primeiro passo rumo à implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis. Na manhã desta quinta-feira (09), o Ecoetrix esteve presente em um debate que reuniu lideranças políticas e representantes da população, no auditório da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Varginha) para discutir a coleta seletiva de recicláveis no município.
 Durante a reunião foi apresentado pela representante do INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável), Renata Siviero Martins, o projeto ‘Novo Ciclo’. Esse projeto aponta quais passos devem ser trilhados, pela cidade, na busca por resultados concretos para a questão. De acordo com Siviero para que se monte toda uma estrutura de sucesso, “vamos gastar aproximadamente seis meses. Nesse momento devemos ter paciência, pois essa ação demanda um planejamento detalhado para que o trabalho seja bem feito.”, conta.
 O INSEA deve coordenar todo o processo de implantação da coleta seletiva em Varginha, assim como fez em outras cidades da região. Após esse primeiro debate novas reuniões, periódicas, devem ser realizadas até que Varginha esteja apta a dar um destino sustentável aos seus resíduos.

Como funciona a coleta seletiva?

Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Após serem separados pela sua tipologia, os materiais são levados para uma Central de Triagem onde serão prensados e posteriormente comercializados para empresas especializadas em reciclagem. (com  informações ascom Prefeitura Municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário