sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Economia solidária ganha força na região


Em Três Pontas a população foi receptiva à nova forma
de negociar
No último bimestre do ano a economia solidária foi destaque. Novembro e dezembro registraram um aumento significativo de eventos relacionados à prática do escambo. Em novembro quatro cidades da região tiveram contato com a economia solidária. Além de Varginha, que tradicionalmente já recebe a ‘Feira de Arte Solidária’, as populações de Eloi Mendes, Três Corações, Três Pontas e São Tomé das Letras também foram incentivadas à pratica.

O horário alternativo em Varginha trouxe
 um publico variado para o evento
A Feira de Arte Solidária, uma iniciativa do Ecoetrix Parquescola, é uma oportunidade para que as pessoas sejam apresentadas ao conceito de economia solidária, onde dinheiro não entra – vale trocar objetos e serviços. As feiras de novembro foram realizadas graças a uma parceria com os alunos do curso de Administração da Faceca.Em novembro foram realizadas edições da Feira em Varginha, Elói Mendes, Três Pontas e Três Corações. Já em dezembro, aconteceram em Varginha e em São Tomé das Letras.

Durante todo o ano a Feira de Arte Solidária também
proporcionou música de qualidade no centro
Em Varginha, a última Feira de Solidariedade do ano aconteceu no dia 6 em horário diferente, das 16h às 20h. Já no dia 14 foi a vez da população de São Tomé das Letras apoiar a festa da sustentabilidade na Feira de Trocas local organizada em parceria pelas ONGS Circo da Criança,Viva Criança e Brilho de Luz. O evento foi apoiado pelo Ecoetrix e por outras entidades do município.

Para a coordenadora do Ecoetrix Marilaine Rabelo, há uma aceitação cada vez maior do conceito de economia solidária na região, o que pode ser verificado durante as Feiras. “A primeira experiência que tivemos com as trocas foi em 2013 de forma tímida. Já em 2014a economia solidária ganhou força, as feiras tiveram maior volume e se tornaram referência. Isso é gratificante e esperamos que no próximo ano o trabalho continue nessa onda crescente”, avalia. O Ecoetrix apoiado pela Associação Oficina do Ser realiza a ‘Feira de Arte Solidária’ mensalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário