Páginas

terça-feira, 3 de março de 2015

Ecoetrix e IEF cuidam de área próxima a nascente na montanha do Cantagalo


O plantio vai acontecer nas proximidades da nascente que abastece a região
Uma boa notícia para os moradores da montanha do Cantagalo em São Tomé das Letras.  Na ultima quinta-feira (26), o IEF (Instituto Estadual de Florestas) cedeu aproximadamente 700 mudas de arvores nativas, para recompor a área próxima a nascente que abastece a região.  As plantinhas foram levadas, ao Ecoetrix Parquescola, pelos engenheiros florestais do IEF, Rodrigo Goulart e Graciane da Silva. Durante o dia os profissionais deram importantes dicas sobre plantio e cuidados que devem ser tomados para preservar o manancial.

Medidas emergenciais

As intervenções do IEF tem apontado os caminhos
 para recuperar a área consumida pelo fogo 
Tendo em vista o baixo índice de chuvas neste inicio do ano. Tornou-se necessária a intervenção humana para auxiliar a natureza em seu processo de recuperação. Conforme revela Goulart, “apesar de alguma regeneração natural o quadro atual ainda inspira alguns cuidados. A natureza tem um processo lento de regeneração então nosso objetivo é auxiliar e acelerar essa recuperação naqueles pontos onde a situação é mais precária.”, comenta.

Esta foi a segunda visita dos engenheiros florestais ao local. Todo esse processo chamou a atenção de uma equipe de TV que cobriu a visita dos representantes do órgão estadual no Parquescola. 

O ato chamou a atenção de uma equipe de TV da região
Nos próximos dias um mutirão deve ser organizado para plantar as arvores.
Toda essa ação tem em vista recuperar a área atingida pelo incêndio ocorrido em outubro de 2014. Na ocasião boa parte das espécies locais foi dizimada pelo fogo desde então o Ecoetrix apoiado pelo IEF e pelos moradores locais busca auxiliar o processo de recuperação na região. 



A ação humana quando bem direcionada é um forte aliado da natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário