Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AQUAPONIA

Curso ensina técnicas inovadoras

Unir o cultivo de hortaliças e a criação de peixes. Técnicas de Aquaponia foram ensinadas em São Tomé das Letras.


No ultimo sábado (06), os segredos da Aquaponia foram desvendados em São Tomé das Letras. Um grupo, com cerca de 20 pessoas, oriundas de diversas cidades do país se reuniram para aprender sobre a técnica. As orientações sobre como produzir hortaliças e criar peixes, praticamente no mesmo espaço, foram repassadas pelo permacultor e especialista em Aquaponia, Claudio Alfaro. De acordo com Alfaro a parceria com o Ecoetrix busca, “promover a soberania alimentar e a auto-suficiência das famílias quanto à produção de seus alimentos.”, conta. O permacultor destaca ainda que não basta pensar apenas na simples produção daquilo que vai nos nutrir. “Devemos nos preocupar em obter variadas formas para cultivarmos nossos alimentos de forma saudável. Essa é a intenção do curso de Aquaponia.”, afirma.

Aprendizado na montanha


  Pessoas de diversas cidades se reuniram para aprender técnica inovadora.
A vivencia em busca de uma nutrição saudável aconteceu na montanha do Canta Galo. Das 9h às 17h o aprendizado ocorreu de forma prática no espaço do Ecoetrix Parquescola. Todos os inscritos no curso de Aquaponia, orientados por Alfaro, colocaram a mão na massa e juntos montaram um sistema para plantar hortaliças e criar peixes. Para o engenheiro Jean Robert Izar, que já conhecia o conceito, o curso foi uma forma pratica de ver como todo processo realmente funciona. “Aqui aprendi a montar uma rede pratica e usual, que pode me trazer um bom resultado.”, comemora. Já a terapeuta homeopata Rubia Ganzarolli, destaca o contato com a natureza como um diferencial da pratica, “essa filosofia de vida diferenciada, me fez procurar informações sobre como cultivar meu próprio alimento de forma saudável. Acredito que colocar em prática tudo que aprendi também é uma forma de terapia.”, conta.

Experiência no exterior
    Orientados por Alfaro alunos aprenderam na prática a montar o sistema.

Claudio Alfaro instrutor do curso de aquaponia, realizado em São Tomé das Letras, é um dos poucos especialistas sobre a técnica no país. O permacultor foi aos Estados Unidos participar do curso Aquaponic Farming do Green Acre Aquaponics, na Flórida. Alfaro ainda é Diretor de Projetos da Aquapônica Brasil. Mais informações sobre as atividades do Ecoetrix em prol de um melhor relacionamento do homem com o meio onde vive, podem ser obtidas pelo telefone (35) 3221-9537. Quem interessar em obter mais informações sobre a técnica basta entrar no site: aquaponiaurbana.com.br



     Aquaponia permite produzir hortaliças e criar peixes praticamente no mesmo espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário